Manuelino e Luteranismo

. sexta-feira, 18 de novembro de 2011
43 comentários




Agora já sabes responder.
1. Refere quais são os elementos decorativos que caracterizam a arte do manuelino (resposta da Sofia Matos, nº 26 do 8º 8ª).
Os elementos decorativos que caracterizam a arte do manuelino estavam divididos em três grupos: os temas náuticos onde existiam as cordas, as conchas, as redes e as boias, os símbolos nacionais que eram a esfera armilar, a cruz de Cristo e o escudo nacional e os temas naturalistas que continham algas, raízes, florões e troncos.

2. Refere três monumentos manuelinos (resposta da Magda Costa, nº 16 do 8º 7ª).
Três monumentos manuelinos são o Mosteiro dos Jerónimos,Janela da Sala do Capitulo do convento de Cristo (c. 1510) em Tomar e a torre de Belém. 

3. Explica no que consistia as "Indulgências" (resposta da Maria Inês Magalhães, nº 17 do 8º 8ª).
As Indulgências consistiam no perdão dos pecados concedido pelo papa a troco de dinheiro, com o objectivo de obter fundos para a construção da Basílica de S. Pedro em Roma.

4. Identifica o membro da igreja que criticou essa acção (resposta do Denis Santos nº7 do 8º7ª).
O membro da igreja que criticou essa ação foi Martinho Lutero.

5. Refere como foi a sua actuação.(resposta da Susana Raquel, nº26 do 8º7ª)
Martinho Lutero criticava as indulgências por achar que o perdão não se obtinha pagando, mas sim pelo reconhecimento do erro por parte de quem o cometeu. Achava que a igreja vivia num luxo e riqueza enormes afastando-se assim da doutrina real que deveria ser praticada. Criou e afixou na porta da igrejas de Wittenberg um documento, conhecido como as 95 teses contra as indulgências que foi muito criticado pela igreja, levando a que Lutero fosse excomungado e expulso do império alemão refugiou-se na Saxónia onde traduziu a Bíblia para o alemão e estabeleceu os princípios de uma nova doutrina religiosa que ficou posteriormente conhecida como Luteranismo.


Arte do Renascimento

. quinta-feira, 10 de novembro de 2011
36 comentários

Agora já sabes responder
1.Refere um nome de uma personalidade do Renascimento que se tenha destacado na:
   a) Cosmografia: Duarte Pacheco Pereira;
   b) Geografia: D. João de Castro;
   c) Botânica: Garcia de Orta;
   d) Astronomia: Nicolau Copérnico;
   e) Anatomia: André Vesálio;
   f) Matemática: François Viète, John Napier e Pedro Nunes.

2. Refere quais foram as vantagens da Prensa de Gutemberg (resposta da Íris Costa, nº 11 do 8º 7ª).
Através da Prensa de Gutemberg era muito mais fácil a expansão dos conhecimentos a nível mundial, assim os livros eram mais fáceis de reproduzir, havia mais livros e estes eram mais baratos. O primeiro livro a ser impresso foi a Bíblia.

3. Refere quais são as principais características da:
3.1 Arquitectura do Renascimento (resposta da Beatriz Rodrigues, nº 5 do 8º 8ª);
A Arquitectura era influenciada pelos elementos da arte greco-romana que consistia em colunas, frontões, arcos de volta perfeita e cúpulas. Depois aplicaram novas formas como as cornijas, baulastradas e pilastras que dava um certo sentido de horizontalidade ao edifício. A decoração era feita com grinaldas, medalhões e florões.

3.2 Pintura do Renascimento(resposta da Maria Inês Magalhães, nº 17, do 8º 8ª);
As principais características da pintura do renascimento eram os temas: religiosos, sobre a mitologia clássica e sobre as paisagens, com estas representavam cenas ao ar livre, nú, e retratos. Os materiais utilizados eram o óleo e os frescos (técnica de pintura rural). Criavam a ilusão de profundidade, utilizando a perspectiva, e a organização geométrica da composição.

4. Identifica qual foi o artista Renascentista que se destacou na arquitectura, pintura e escultura (resposta da Sofia Matos, nº26 do 8º8ª).
O artista Renascentista que se destacou na arquitetura, escultura e pintura foi Miguel Ângelo. Nasceu a 6 de Março de 1475 em Caprese, uma vila na Toscana (Itália), pertenceu a uma família nobre, filho de Ludovico di Lionardo Buonarroti Simoni e de Francesca.

Renascimento

. sexta-feira, 4 de novembro de 2011
37 comentários


Agora já sabes responder.
1. Indica quais foram as Rotas comerciais que surgiram neste período (resposta da Maria Inês Magalhães, nº 17, do 8º 8ª).
As principais rotas comerciais que surgiram neste período, depois dos descobrimentos, foram: A rota do Atlântico (para a Europa, África, América), a do Cabo (entre a Europa e o Oriente, contornando a África), a do Extremo Oriente (entre a Insulíndia, a China e o Japão), e a de Manila (entre o México e as Filipinas). Nestas circulavam os mais variados produtos, tendo estas um espaço económico à escala do globo. 

2. Define Renascimento (resposta da Íris Costa, nº 11 do 8º 7ª).
Renascimento é um movimento que surge no século XV a XVI, na Itália. Este movimento teve inspiração na arte Greco-romana. Caraterizou-se nomeadamente na crença no valor do Homem, pelo desenvolvimento das letras e das artes e pelos avanços na experiência e observação da Natureza. Assim a idade média, que acreditava que Deus estava no centro do Universo passou à idade moderna, assim o homem estava no centro do Universo.

3. Refere as razões que contribuíram para o surgimento do Renascimento na Itália (resposta da Ana Rita Nunes, nº 1 do 8º 8ª).
As razões que contribuíram para o surgimento do Renascimento na Itália foram a existência de Mecenas (apoiavam os artistas e tinham dinheiro); existiam muitos vestígios de arte greco-romana na Itália; e a Itália estava dividida em vários estados independentes que se dedicavam ao comércio.

4. Define Humanismo (resposta da Carolina Silva, nº 6, do 8º 8ª).
Humanismo é o movimento renascentista que se centrou no estudo das línguas e literaturas clássicas (nomeadamente a grega e a romana). Interessado em tudo quanto respeitava ao Homem, o Humanismo criou uma nova mentalidade- a afirmação pessoal de cada individuo e a valorização das suas realizações (como artista,músico,poeta).

A Crise do Séc. XIV

. terça-feira, 1 de novembro de 2011

Consegui rever a apresentação sobre a Crise do século XIV.

Espero que seja útil para o teste.

On line



Projecto da responsabilidade de Carlos Jorge Canto Vieira


Seguidores

Hoje na História

Pesquisar neste blogue