Revisões para o teste

. quinta-feira, 14 de maio de 2009
5 comentários

Bloqueio Continental e Invasões Francesas

.
24 comentários



Agora já sabes responder.
1. Explica no que consistiu o Bloqueio Continental. (resposta do Rodrigo Pereira do 8º D)
O bloqueio continental consistia numa tentativa francesa de derrotar a Inglaterra, proibindo os navios ingleses de atracar em portos da europa continental.

2. Explica quais foram as repercussões para Portugal. (resposta do Duarte Oliveira do 8º D)
Como Portugal não aderiu ao Bloqueio Continental, as repercussões para Portugal foram a assinatura entre a França e a Espanha do Tratado de Fontainebleau (sobre a invasão e divisão de Portugal) e as três invasões francesas:
•1ª: Comandada por Junot (1807-1808), que avançou sobre Lisboa, tendo a família Real retirado-se para o Brasil. Foi derrotado, com a ajuda das tropas inglesas, regressando para França;
•2ª: Comandada por Soult (1809), que avançou sobre o Porto, tendo havido o desastre da ponte das Barcas, em que a população corria em pânico por causa dos franceses e a ponte caiu. Com a ajuda dos ingleses, Soult foi derrotado, regressando para França;
•3ª: Comanda por Massena (1810-1811), que foi derrotado na batalha do Buçaco mas continuou a avançar sobre Lisboa e foi barrado nas Linhas de Torres, regressando para França.

3. Explica porque motivos ocorreu uma revolução em Portugal em 1820. (Resposta do Daniel Leal do 8º C)
Os motivos porque ocorreu uma revolução liberal em Portugal, foi o Brasil ser elevado à categoria de reino, o que levou à abertura dos portos à navegação estrangeira, a ausência da família real que se encontrava no Brasil, os ingleses ocupavam cargos principais do governo e do exercito e a indústria e o comércio estavam subordinados aos ingleses, assim como a transmissão dos ideais da revolução francesa(Igualdade, Fraternidade, Liberdade).

4. Observa a imagem. Analisa-a à luz dos acontecimentos que levaram às guerras napoleónicas. (resposta do Duarte Oliveira do 8º D)
O que levou às guerras napoleónicas foi o facto de a França e a Inglaterra quererem dominar o mundo. Na imagem, Napoleão e Beresford, sentados à mesa, cortam o planeta para comer.

A Revolução Francesa

. sábado, 2 de maio de 2009
35 comentários

Documento 1.
A nobreza beneficia de tudo, possui tudo (...). entretanto, se é a nobreza que comanda os exércitos, é o Terceiro Estado que os compõe:; se a nobreza verte uma gota de sangue, o Terceiro Estado derrama torrentes. A nobreza esvazia o tesouro real, o Terceiro Estado enche-o; numa palavra, o Terceiro Estado paga tudo e não beneficia de nada.

Caderno de Queixas do Terceiro Estado nos Estados Gerais, 1789.


Agora já sabes responder.
1. Explica os motivos que levaram Luís XVI a convocar os Estados Gerais. (Resposta da Carla Mascarenhas do 8º D)
Luís XVI convocou os Estados Gerais, para se resolver o problema das finanças públicas com o aumento dos impostos em que os grupos sociais privilegiados também teriam de pagar, mas estes não concordaram, por isso o rei decidiu convocar os Estados Gerais.

2. Refere os motivos que levaram os representantes do 3º Estado a abandonar os Estados Gerais. (Resposta da Alexandra e do Nichal do 8º C).
Os motivos que levaram o 3º Estado a abandonar os Estados Gerais, foi a o clero e a nobreza não aceitarem o voto por cabeça, querendo o voto por ordem, pois sabendo que sairiam derrotados, porque grande parte da população faz parte do 3º Estado. O 3º Estado descontente com a situação, abandona os Estados Gerais, e vai se reunir na sala do Jogo da Péla, para discutir medidas. Cria-se então a Assembleia Nacional Constituinte, que tem como objectivo dotar a França de uma constituição, que mais tarde leva há toma da Bastilha no dia 14 de Julho de 1789, porque o rei dissolve a Assembleia.

3. Identifica o acontecimento representado na fig. 1 e localiza-o no tempo. (resposta do Ibrahim Salim do 8º D).
Este acontecimento ficou conhecido como a " Tomada da Bastilha" ou seja, alguns burgueses e soldados tomaram de assalto a Bastilha em 14 de Julho de 1789.

4. Indica quais foram as medidas tomadas pela Assembleia Constituinte. (Resposta do Daniel Leal do 8º C).
As medidas tomadas pela Assembleia Constituinte foi : a Abolição dos direitos feudais e da venalidade dos cargos, Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, Nacionalização de bens do clero e Elaboração da Constituição de 1791 que consistia na separação dos poderes e o direito ao voto censitário, só para os cidadãos que pagassem impostos.

5. Refere como ficou definido a questão da separação dos poderes. (resposta do Rodrigo Pereira do 8º D)
A organização dos poderes ficou definida da seguinte forma:
Poderes:
* Legislativo - Assembleia Nacional
* Executivo - Rei
* Judicial - Tribunais

On line



Projecto da responsabilidade de Carlos Jorge Canto Vieira


Seguidores

Hoje na História

Pesquisar neste blogue