Mercantilismo

. quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009
36 comentários

Doc. 1 - A política de Colbert

O seu objectivo é tomar o país mais opulento do que todos os outros, abundante em mercado­rias e rico nas artes (manufacturas), sem ter necessidade de coisa alguma e com capacidade para fornecer toda a espécie de coisas aos ou­tros Estados. Por consequência tudo faz para instalar em França as melhores indústrias e impediu os outros Estados de introduzirem os seus produtos no reino de França. Sua exce­lência entusiasma-se tanto com a entrada em França de ouro de outros países, como se preocupa ciosamente em impedir que ele saia e dá ordens muito severas nesse sentido.


Relatório do embaixador veneziano na corte de França



Fig. 1. Tipos de Balança Comercial
Agora já sabes responder
1. Define Mercantilismo.
2. Transcreve do documento duas medidas tomadas por Colbert.
3. Define Balança Comercial.
4. Observa a figura. Qual das Balanças é que se pode aplicar à teoria mercantilista de Colbert. Justifica a tua resposta.

Revisões para o Teste

. sábado, 14 de fevereiro de 2009
0 comentários



A Restauração da Independência.

. sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009
37 comentários



Agora Já sabes responder:
1. Explique as consequências da União Dinástica para Portugal. (resposta do Rodrigo Pereira do 8º D)
A União dinástica trouxe muitos problemas para Portugal, a saber:
- Novos inimigos para Portugal (uma vez que Portugal e Espanha eram governados pelo mesmo Rei, os inimigos de Espanha passaram a ser também de Portugal);
- Perda de territórios;
- Perda de navios e homens - tripulações. (na tentativa fracassada de invadir Inglaterra - Armada Invencivel).
- Soldados Portugueses nos exércitos espanhóis;
- Portugal passa a ser uma província de Espanha;
- O Governador de Portugal era uma Duquesa Espanhola (facto que ia contra as promessas de Filipe II);
- Após as inumeras perdas na batalhas (navios, etc), aumentaram os impostos para a reconstrução.
Os portugueses descontentes com esta situação iniciaram várias revoltas, destacando as primeiras revoltas do povo - Revolta do Manuelinho.
2. Refira o que aconteceu no dia 01 de Dezembro de 1640. (resposta do Clauvis Gonçalves do 8º D)
Na manhã do 1º de Dezembro, um grupo de nobres atacou a sede do governo em Lisboa (Paço da Ribeira), prendeu a duquesa de Mântua, e matou ou feriu alguns membros da guarnição militar e funcionários, entre os quais o Secretário de Estado, Miguel de Vasconcelos. Seguidamente, os revoltosos percorreram a cidade, aclamando o novo estado de coisas, secundados pelo entusiasmo popular Em resultado desta conspiração foi aclamado rei o duque de Bragança com o nome de D.João IV.
3. Explique o que é um Engenho. (resposta do Ricardo Rolim do 8º C)
O engenho, a grande propriedade produtora de açúcar, era constituído, basicamente, por dois grandes sectores: o agrícola - formado pelos canaviais -, e o de beneficiamento - a casa-do-engenho, onde a cana-de-açúcar era transformada em açúcar e aguardente.No engenho havia várias construções: a casa-grande, moradia do senhor e de sua família; a senzala, habitação dos escravos; a capela; e a casa do engenho. Esta abrigava todas as instalações destinadas ao preparo do açúcar: a moenda - onde se moía a cana para a extração do caldo (a garapa); as fornalhas - onde o caldo de cana era fervido e purificado em tachos de cobre; a casa de purgar - onde o açúcar era branqueado, separando-se o açúcar mascavo (escuro) do açúcar de melhor qualidade e depois posto para secar.
4. Refira a Importância dos Bandeirantes. (resposta da Daniela Filipa do 8º C)
Os Bandeirantes tinham como objectivo a colonização do Brasil, foram muito importantes na exploração do interior brasileiro e manutenção da economia brasileira no comércio e captura de indígenas, mão-de-obra para a agricultura, principalmente na cana-de-açucar. Tambem tiveram grande importancia na descoberta de metais preciosos assim como a divulgaçaõ da fé cristã.

A Liberdade dos Mares

. quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009
36 comentários


Documento nº 1

"O debate entre nós e os Espanhóis incide sobre os seguintes pontos: o mar imenso e sem limites poderá ser pertença de um só reino? Uma nação terá o direito de proibir as outras de vender, trocar ou entrar em relação com outros povos? Uma nação poderá dar o que nunca lhe pertenceu ou descobrir o que pertencia já a outrem? Uma injustiça flagrante poderá tomar-se, com o tempo, um direito?"

Hugo Grócio, Mare Liberum, 1609
Documento nº 2
"Para o desenvolvimento da construção naval e encorajamento da navegação deste país é decretado (...) que nenhuns géneros ou mercadorias de qualquer cultura, produção ou manufactura da Ásia, África ou América (...) sejam importados ou trazidos para esta comunidade da Inglaterra (...) em nenhum outro navio ou navios, senão naqueles que verdadeiramente pertençam ao povo desta comunidade (...); nenhuns géneros ou mercadorias da cultura, produção ou manufacturas da Europa (...) sejam importados em nenhum navio (...) senão naqueles que pertencem ao povo daquele país ou lugar de onde tenha origem a cultura, produção ou manufactura dos citados géneros."

Acto de Navegação, 1641 (adaptado)
Agora já sabes responder.
1. Indica como ficou conhecida a Armada representada na figura. (resposta da Ana Rute, 8º D)
A Armada ficou conhecida por Armada Invencivel.
2. Explica no que consistia a política defendida por Hugo Grócio. (resposta do Nichal, 8º C)
A politica defendida por Hugo Grócio consistia em proclamar a liberdade dos mares e era contra a divisão do Mundo entre Portugal e Espanha feita no Tratado de Tordesilhas pois achava que uma nação não teria o direito de proibir as outras nações de vender, trocar ou entrar em negociação com outros povos pois não poderiam dar aos outros uma coisa que nunca lhes pertencera.
3. Refere os objectivos do Acto de Navegação. (resposta do Rodrigo Pereira, 8º D)
Os Actos de Navegação, emitidos pela Inglaterra, diziam que todos os produtos (importados ou exportados) tinham de ser transportados por navios ingleses (c/tripulação inglesa). Os seus objectivos eram atacar a posição da Holanda enquanto prinicipal intermediário do comércio europeu e, por outro lado, permitir à Inglaterra intensificar a construção naval e enriquecer comercialmente.
4. Indica qual foi o país mais afectado pelo Acto de Navegação. (resposta da Evelina, 8º D)
O país mais afectado pelo Acto de Navegação era Holanda, porque foi atacada a sua posição de principal intermediária do comércio europeu.
5. Salienta as consequências do Acto de Navegação para a Inglaterra. (resposta do Duarte Oliveira, 8º D)
As consequências foram o desenvolvimento de uma forte armada, o enriquecimento comercial e três guerras com a Holanda que os ingleses venceram.

On line



Projecto da responsabilidade de Carlos Jorge Canto Vieira


Seguidores

Hoje na História

Pesquisar neste blogue